Nasceu uma polêmica esses dias no twitter. Uma greve de rodoviários estorou em Fortaleza, Ceará, e logo de manhã a tag #grevedeonibus era uma das mais postadas no twitter. No decorrer da manhã várias pessoas se sentiam a vontade para defender diferentes tipos de posição: contra a greve, a favor, falando bobagens que não tinha a ver com a greve, etc. Mas, eis que de repente apararece um tweet com a seguinte mensagem: "Nossa quando vi nos TT Brasil me deu até uma certa raivinha, tipo: DE NOVO? / Mas já soube que é lá no cu do mundo. 10:23 AM Jun 8th via web".
A dona da postagem, Andreia Moraes, uma mineira de BH, talvez não tivesse realmente a intenção de menosprezar ninguém, conforme ela mesma postou logo em seguida no mesmo twitter. Acontece que não há uma necessidade de esganar a própria Andreia, mas uma revolta contra o preconceito regional existente em nosso país. Uma espécie de 'xenofobia' de brasileiro contra brasileiro.
Esse tipo de preconceito serve apenas para desunir a classe trabalhadora das mais diversas regiões desse país. A burguesia e a sua fiel escudeira, a pequena-burguesia, sabem que trabalhar esse preconceito no imaginário popular é dividir a classe. E contra uma classe desunida é mais fácil comandar politicamente, culturalmente e ideologicamente.
É necessário ter mais cuidado para não alimentar esse tipo de coisa. Se de fato a nossa protagonista da polêmica não tinha intenção de provocar a ira, não só dos cearenses, mas a de todos os nordestinos e dos camaradas do sul que entendem a necessidade de se caminhar em uma só direção, tomaria mais cuidado e usaria uma outra expressão para dar a entender o que ela insinuou querer dizer: a distância de onde se dava a greve e ela.
Combater diariamente, não só esse precoceito, mas qualquer tipo de opressão é obrigação de qualquer pessoa que queira viver em mundo melhor. E um dever de todo socialista!
Ps.: O link de Andreia Moraes é http://twitter.com/andreiamoraes_ . Verifique com seus próprios olhos se duvida do autor dessas linhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário