Páginas

sábado, 17 de julho de 2010

Os abusos da gestão "prepara uma avenida..."

Mais uma vez esse espaço terá como finalidade discutir questões relacionadas ao movimento estudantil da Uneb. Mais especificamente o campus I (Salvador), e ainda mais específico, o movimento de pedagogia.

Mesmo sem poder falar concretamente em datas (devido ao "misterioso" sumiço do livro de atas, onde constaria a data do ínicio e do fim da gestão), mas baseando-se na data da eleição do ano passado (ínicio de junho), a gestão "prepara uma avenida que a gente vai passar" já findou-se.

Mas isso não quer dizer nada aos que ignoram esses "detalhes" e continuam promovendo seus nomes como representantes dos estudantes de pedagogia da Uneb, campus I, Salvador. Assinam emails em lista como gestão do DAPED (Diretório Acadêmico de Pedagogia), falam em nome dos estudantes nos espaços do movimento social.

Além do livro de atas que sumiu, o estatuto (que foi solicitado por mais de um estudante nos últimos seis meses) também teve seu fim desconhecido. Ninguém sabe onde se encontra a "carta magna" do DAPED. Em outras palavras, não há mais regras! E se der na cabeça dos que dizem representar os estudantes permanecer lá por tempo indeterminado, eles ficarão!

Os estudantes não podem permitir os abusos do grupo que hoje está à frente do diretório acadêmico.

Para evitar ter que escrever aqui sobre o mesmo assunto, é preciso dizer algo sobre o encontro nacional dos estudantes de pedagogia (ENEPE). Saiu um ônibus do departamento de educação da Uneb. Toda a articulação do ônibus, incluindo aí quem iria ou deixaria de ir, ficou a cargo da ex-gestão que ainda ocupa o diretório.

Qual o critério para ir ou não ao ENEPE? Será que houve divulgação suficiente do evento? Houve uma seleção justa para o encontro? Houve discussões sobre a importância do encontro e o seu tema?

Essas perguntas tem por resposta a negativa. No entanto, somente os estudantes organizados podem demonstrar que o autoritarismo, desmandos e ignorância não podem representar futuros professores.


13 comentários:

  1. Bem já tentou entrar em um clube secreto...se sua resposta for não! é claro que você está mais do que certo, por que se trata de algo secreto e não é tão fácil conseguir informações para sua entrada...bem a divulgação do ENEPe bem como sua viagem e meio de transporte foi bem parecido com isso...murmúrios em corredor ...boatos no neti...entre lendas e fofocas, essa viagem foi uma das mais mau divulgadas de toda a uneb DEDCI "desde a minha entrada". Não se sabe nem dos viajantes dessa viagem... em sua ultima versão Enepe2009 o Diretório Acadêmico ao menos se deu ao trabalho de divulgar "não só o evento" como quem foi; não que isso vá melhorar a falta de divulgação do evento, mas pelo menos em meio as "justificativas" para esse fiasco de representação estudantil, poderia se salvar com essa ação, mas nem isso. A lista foi simples entre as mais “belas amigas" foram escolhidas(os) para entrar no ônibus que levaria para um dos mais importantes evento de estudantes “da” pedagogia. Se ao menos o pré-enepe tivesse existido "pelo menos não divulgado", que seria um meio de conscientizar os estudantes sobre sua participação em um evento desta magnitude, eu ficaria minimamente mais feliz e menos revoltado.

    Existe uma péssima administração e uma grande falta de diálogo do D.A. com os estudantes, foi o que se mostrou no recente acontecimento, o que para mim se caracteriza como falta de consideração com nós estudantes que os elegeram. Não quero aqui e nem tão pouco com esse comentário expressa uma revolta por não estar no ônibus, longe de mim, que realmente não tinha condições de ir, mas com esse comentário quero que fique claro que se existe um orgão que representa e constrói ações para a melhoria de uma formação docente por meio de “debates, eventos, palestras, divulgações e afins” se faça presente como tal e não menospreze os mesmo estudantes que um dia os elegeu.

    Por fim você que leu isso e já esta com a língua coçando para falar “ é muito fácil criticar e você o que faz?”, saiba que eu sou Marcus Brandão e que minha luta vai muito além de um orgão estudantil ou qualquer outra entidade, eu já sai do lugar cômodo que é o discurso a muito tempo, agora é tempo de ação.

    "COM GRANDES PODERES VÊM GRANDES RESPONSABILIDADES. certo?! D.A."

    ResponderExcluir
  2. Marcus quando você se candidatar a alguma coisa pode contar com meu voto adorei seu comentário espero que alguém do D.A. veja ou se não poderíamos colar na porta deles quem sabe eles não tomam vergonha na cara rsrsrsrsrs forte beijo gato

    ResponderExcluir
  3. Eu também tenho grandes esperanças em vc, Marcus! Um novo DA passa por uma pessoa séria e comprometida com os interesses dos estudantes feito vc.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Apoiado! xD Espero mesmo que você esteja em alguma chapa na próxima eleição do D.A. Acredito que você seja capaz de provocar diversas mudanças, pois algumas mudanças já começaram a acontecer em você mesmo!

    Bjim

    ResponderExcluir
  5. A quem interessar possa, eu estava entre a delegação dos Estudantes de Educação do Campus I da Uneb que foi pra o ENEPE. O evento foi divulgado nos corredores do departamento do DEDC1 no mesmo período em que foi divulgado para todas as faculdades de educação do país. Juntamente com o cartaz do evento foram afixados, em vários locais do prédio, murais e na TEXTO onde tiramos nossas cópias diariamente cartazes com endereço de email e documentos a serem enviados pelos alunos que tinham interesse em participar do evento, sendo assim torna-se inverídica a informação sobre a não dovulgação do evento. Ao se aproximar a data do evento eu, como estava realmente mobilizada e organizada para participar do evento, procurei o D.A para me informar sobre o ônibus, fui informada que o ônibus havia sido disponibilizado, não esqueçamos aqui de ressaltar todo o esforço realizado pelo D.A para liberação desse ônibus, pois isso envolve disponibilidade de tempo, movimentação, enfim, luta. Porém fui informada que não havia mais vagas, questionei, briguei pelo meu direito de participar do evento e FUI para o ENEPE. Apesar de ter brigado mesmo por essa vaga, em nenhum momento fui destratada antes ou durante a viagem. Aliás gostaria de aproveitar esse espaço para informar a vocês que o nosso departamento foi muito bem representado pela DELEGAÇÃO que se fez presente, pois houve participação efetiva nos espaços deliberativos, nas mesas, nas discussões, nas reuniões de delegações Bahianas e Norte-Nordeste, pois o tempo todo foi ressaltado e destacado a nossa responsabilidade com o departamento e com os todos os colegas que não haviam tido a oportunidade de estar lá. Sobre essa questão, informo ainda que além dos 45 alunos que estavam no ônibus fretado, outros alunos do nosso departamento puderam participar do evento indo com ônibus de outras delegações como as de Valença e Serrinha, isso porque o D.A entrou em contato com os referidos D.A's para aumentar o contigente de alunos contemplados no evento.
    Em período de eleição todas as críticas lançadas devem ser lidas com cautela...
    Quando realmente queremos algo, nós fazemos acontecer, a gente corre atrás, não dá pra ficar nesse discurso masoquista dizendo que tudo tá ruim, sem fazer nada pra mudar.
    Priscilla, estudante 7º Sem. DEDC1

    ResponderExcluir
  6. Aproveitando o questionamento do Marcus quando ele diz: é muito fácil criticar e você o que faz? Reporto-me ao que ele traz em seu texto desde o início, críticas após críticas, uma forma que ele encontrou para defender seu ponto de vista mesmo que esse ponto de vista seja defendido de forma errônea. A gestão "Prepara uma avenida que agente vai passar", representou e representa sim os estudantes de Pedagogia da UNEB- Campus I, posto que discute em encontros estudantis os diversos assuntos relacionados a melhoria do curso de Pedagogia, no Departamento de Educação busca solucionar questões que dizem respeito a vida acadêmica dos estudantes, incentiva que os estudantes participem de encontros estudantis para que possam lutar por seus direitos e expor seu pensamento crítico diante da realidade a qual estamos inseridos, se dispõe a trazer palestrantes para o Departamento para que os estudantes tenham mais conhecimento sobre a realidade da educação, dentre outros fatores que justificam a atuação do D.A como representante dos estudantes. Murmurar que não houve divulgação sobre o ENEPE 2010 no Departamento, é simplesmente uma calúnia, pois, nós sabemos que em todas as salas foram afixados avisos para quem tivesse interesse em ir ao encontro, é claro que apenas um ônibus não caberia a quantidade de estudantes que almejavam uma vaga no ônibus, quanto ao pré- enepe, como haveria o pré- enepe se tivemos uma semana de greve? É bom refletir sobre o que você diz? Por fim, deixo essa afirmativa, falar é fácil, criticar é mais fácil ainda, fazer é que é difícil.

    ResponderExcluir
  7. Lembremos que estamos em período de eleição de chapa para o D.A. pessoas, e isso aqui é 'mais' um meio de denegrir a imaem do próximo. Sem falar que o fato de cinco representantes (do mesmo turno e turma) que resolveram largar as responsabilidades no meio do caminho foi um fato que abalou a gestão anterior. E esse abalo seria nítido em qualquer uma das chapas.
    Espero, sinceramente, que não haja outra chapa representada pela maioria de uma (unica) turma. E outra, sou contra a chapa e acredito que quem quer fazer não fica apenas apontando erros. Quem quer faz!

    E é como a pessoa acima disse: "falar é fácil, criticar é mais fácil ainda, fazer é que é difícil."

    E que vença a chapa que não use da politicagem e muito menos que precise encher o ego de quem tem frustrações. ;)

    Vamos lutar por nossa formação com qualidade e compromisso (lembramos que se exigimos compromisso, temos que ter agir da mesma forma). Sorte para nós!

    ResponderExcluir
  8. Essa é a chapa
    Contem com meu volto

    ResponderExcluir
  9. Jéssica Hanna 1º semestre DEDC15 de agosto de 2010 às 21:39

    Pois é! Utilizar esse discurso MENTIROSO e infundado,denegrindo a imagem da gestão anterior é uma estratégia meio "mau-caráter" vc não acha,companheiro? Dizer que o ENEPe não foi divulgado é uma informação deturpada e sem valor.Falo isto porque sou do 1º semestre,NÃO conhecia quase ninguém do DEDC1 e estive nesta viagem e pude ter uma visão totalmente contrária do D.A descrito nesta fala de vocês.Acho que se eu no 1º SEMESTRE, compreendo o papel do movimento estudantil na Universidade eu devo a meu D.A que se preocupa não só com as questões da universidade mas,com o universitário propriamente dito.
    Portanto, vamos TRABALHAR mais pelo universitário e CRITICAR menos...Afinal,somos todos estudantes e o nosso papel não é ficar criando polêmicas e problemas e sim estabelecer uma relação de colaboração e troca com o outro!
    E que vença a chapa que seja capaz de representar verdadeiramente o estudante,como fez o D.A da gestão passada!

    Abraço a todos os companheiros!

    ResponderExcluir
  10. Larissa Pamponet - 1° semestre DEDC15 de agosto de 2010 às 23:30

    Apoioda companheira! Recordo - me muito bem da divulgação do ENEPe. Foram colocados cartazes nos murais e passados os avisos nas salas do DEDC1. Mas fazer o que, né? Existem pessoas com deficiência visual no nosso departamento. Vamos parar com esse discurso mentiroso e sem fundamento, no intuito de infamar a imagem dos outros. Se você, autor desse " discurso barato " fosse capaz de fazer algo melhor pela universidade e pelos universitários, estaria nessa gestão, concorda??
    Então, vamos parar de criticar, pois é muito fácil! Quero ver você fazendo o díficil... AGINDO!

    ResponderExcluir
  11. O incrivel é quando se entra num debate politico, e quando se é oposição as pessoas esquecem completamente de tudo o que o grupo "situação" fez e vem fazendo durante a gestão.
    Companheiro (dono do blog), você afirma que algumas de suas perguntas têm por resposta negativa, não sei até que ponto não viu!!!

    Para não me estender muito , quero ressaltar aqui o que algumas companheiras já colocaram: Houve e como houve divulgação para o ENEPE...
    se continuares com este discusso uma única frase os contempla..
    " o PIOR CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER ENXERGAR"

    Devemos sim Marcus Brandão "Sair do lugar cômodo e partir para a ação"! Desde que o ato de agir seja baseado em propostas concisas, que contemplem nosso departamento e não ficar "inventando" coisas, partindo para problemas pessoai

    ResponderExcluir
  12. O que mais me chateia, é saber como as pessoas se enganam fácil, como são "manipuladas" por relações de amizade...compreendo que leva um tempo para as pessoas refletirem e separar , AMIZADE, de verdadeiros ideais coletivos estudantis.
    Enxergor os dois lados, e garantir com firmeza que nem sempre o que enxergamos com o coração a razão se neutraliza...
    É notório que a gestão Prepara uma avenida que a gente vai passar, deixou fios de esclarecimento quanto ao movimento estudantil, para alguns estudantes que se interessavam pelo assunto,assim como Revolução e Pensamento, que se fez mais ainda, que por sinal, foi apartir dessa gestão, que as eleições do diretorio ganhou força...derrepente um departamento sabe o que é um D.A de porta aberta...mas não que porta aberta significam grandes coisas!!!Enfim
    Só desejo que a Chapa que vencer, possa fazer realmente valer a pena...pois mais que ganhar uma eleição de D.A(que para muitos se torna um ego imenso), é fazer acontecer num D.A!!!É Lutar por uma educação mais justa, num departamento que funcione, entre alunos, Professores e Diretor.Pois afinal,os objetivos e ideais beneficiam a todos.

    ResponderExcluir
  13. O que me chateia, é saber que algumas pessoas misturam política com amizade.

    ResponderExcluir